Sementes de Cumaru
×
Sementes de Cumaru
Sementes de Cumaru
R$ 45,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.
Espécie: Dipteryx odorata
Sinônimos: Coumarouna odorata
Nomes populares: cumaru, cumaru-ferro, ipê-cumaru, cumaru-da-folha-grande, cumaru amarelo, cumaru roxo, cumaru do Amazonas, kumbaru, cumbari, baru, paru, champanhe, sarrapia, muirapaye (Brasil); cumara, cuamara (Guiana); sarrapia (Colômbia); guayae, faux gaiac (Guiana Francesa); angustura, serrapia, yape (Venezuela); ebo (Costa Rica, Panamá e Hondura); tonka bean (inglês).
Subfamília: Papilionaceae
Família: Leguminosae

O cumaru é uma árvore neotropical de grande porte, que chega a atingir 30 m de altura e ocorre desde alguns países da América Central até o norte da América do Sul. É encontrada em toda região amazônica, incluindo a Amazônia brasileira. Seu valor comercial se dá pela utilização da sua madeira e das suas sementes.

O cumaru floresce durante a estação seca com variações que dependem do regime meteorológico. Os frutos amadurecem aproximadamente nove meses depois. As sementes de cumaru são coletadas do chão ao redor da árvore durante a estação de frutificação, fase que nem sempre é bem definida. Cada fruto contém uma semente, que é separada manualmente do mesocarpo e endocarpo.

As sementes de cumaru, devido às suas propriedades aromáticas, são vastamente utilizadas nas indústrias de perfumaria e cosméticos. Adicionalmente são empregadas à indústria de tabaco para dar aroma ao fumo.
A cumarina tem valor clínico por ser precursor de medicamentos anticoagulantes como a warfarina e tem aplicações na indústria alimentícia, substituindo a baunilha.
As sementes também são usadas também na fabricação de colares ornamentais e artesanato em geral.
Tecnologias mais modernas podem assegurar o aumento do rendimento e, provavelmente, resultar em melhor qualidade da cumarina.